EBTrans

Saiba como funciona as operações do transporte de contêiner

O transporte de contêiner é uma atividade que movimenta cargas em todo mundo, por via marítima, terrestre ou ferroviária. Sendo assim, essas operações são fundamentais para o comércio internacional e o transporte de mercadorias em larga escala, por isso, se torna uma opção viável para as operações de importação e exportação, por conta da sua maior segurança e versatilidade. Além do que, o transporte de contêiner possibilita a otimização do tempo e dos recursos, pois foi criado para facilitar o carregamento e o descarregamento de produtos unitizados, de dimensões amplas e que exigem equipamentos de movimentação específicos.

Neste contexto, para entender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos como funciona as operações do transporte de contêiner. Confira:

Como funciona o transporte de contêiner?

O transporte de contêiner é uma atividade crucial para economia geral, proporcionando a movimentação de cargas de um ponto a outro com segurança e eficiência. Desse modo, para realizar esse transporte, é necessário um equipamento específico: o contêiner.

Em razão disso, esse equipamento é fabricado de aço ou alumínio e possui tamanhos padronizados, podendo ser 20 ou 40 pés.

Esse tipo de transporte é realizado por diversas vias. No modal rodoviário, os contêineres são transportados por meio de caminhões ou trens adaptados para essa finalidade.

Em caso de transporte marítimo, os contêineres são empilhados uns sobre os outros em navios-contêineres, possibilitando o transporte de grandes quantidades de carga de uma só vez. E no transporte aéreo é utilizado para demandas urgentes de alto valor agregado por aviões cargueiros.

De modo geral, o transporte de contêiner exige uma série de regras. Sendo que, essas normas são estabelecidas pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), que estabelece diretrizes relativas à identificação dos veículos para circulação, ao registro do caminhão, à autorização especial para veículos muito altos no transporte de contêiner, além de dispor as infrações para descumprimento da lei. 

Lembrando que, os contêineres podem transportar diferentes cargas, desde de materiais simples, como roupas e grãos, até produtos inflamáveis, como químicos. Devido a isso, recomenda-se a solicitação do laudo de descontaminação.

Quais são os principais tipos de contêineres?

Vale ressaltar que há diversos tipos de contêineres no transporte de cargas, cada um é especialmente projetado para atender a diferentes necessidades. Logo, entre os principais podemos destacar:

Container Dry Box: O tipo mais comum de container utilizado. Em virtude que, serve para o transporte de cargas gerais, uma vez que permite o correto acondicionamento de cargas volumosas, secas, granéis e até mesmo líquidas e úmidas.

Container High Cube:  Semelhante ao container seco padrão, mas com altura adicional. No entanto, existe uma diferença entre os dois, referente aos seus tamanhos, visto que o high cube é mais alto e sua capacidade cúbica é de 76 m³, diferente do dry box que tem como sua maior capacidade 67,7 m³. Devido a isso, oferece mais espaço cúbico interno para cargas volumosas. 

Open Top Container: Este container tem uma cobertura removível, possibilitando o transporte de cargas que são muito altas ou que precisam ser carregadas por cima. Só para exemplificar, são transportados produtos como máquinas, vidros e barcos.

Benefícios do transporte de contêiner

Nas operações do transporte de contêiner existem diversos benefícios importantes, tais como:

Versatilidade: Geralmente os contêineres podem acomodar uma variedade de mercadorias, desde produtos manufaturados até a grãos ou cargas a granel. Com isso, os torna adequados para o transporte de diversos tipos de carga.

Segurança: Os contêineres são projetados para proteger a carga contra condições climáticas adversas, roubo e danos durante o transporte. Isso porque, eles são selados para evitar violações e garantir a segurança da carga.

Facilidade de manuseio: Em geral, os contêineres são facilmente carregados e descarregados usando guindastes e empilhadeiras, tornando o processo mais eficiente e reduzindo o tempo de manipulação da carga.

Eficiência: O transporte de contêineres é altamente eficiente, uma vez que reduz os custos e tempo de transporte. Isso é fundamental para o comércio geral, pois propicia a movimentação rápida de mercadorias entre diferentes países e continentes.

Portanto, entende-se que o transporte de contêiner é altamente organizado e coordenado para garantir que as mercadorias sejam transportadas de forma eficiente e segura em todo o mundo. É importante salientar que esse tipo de operação desempenha um papel fundamental no comércio global, facilitando o movimento de produtos de um país para outro de maneira eficaz e econômica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Conversar agora
Fale com o nosso time agora!
Olá, você está precisando de alguma ajuda? Fale com o nosso time de especialistas pelo WhatsApp agora mesmo!
HostFirewall